domingo, 2 de outubro de 2011

Um olhar sobre o mundo X

Vendi-me ao espelho,
 vendi-me a ti,
tentando ser sempre aquilo
que achava que desejavas que eu fosse.

Inconscientemente comecei por deixar de comer
 tudo aquilo que achava que me tornava assim,
depois de ver que não tinha obtido qualquer resultado
 passado um mês achei que o ideal seria comer menos.

Deixei de comer!

A Dona Maria chegava,
fazia o almoço,
deixava-o na mesa
 e quando ia ás arrumações dela 
eu punha tudo cuidadosamente
para dentro de um saquinho
e deixava-o perto de uns caixotes do lixo
 próximos do ginásio e das traseiras do Raposinha
 onde os cães costumam estar  a comer.

Foi preciso perder trinta quilos 
e renovar o guarda-roupa seis vezes
 para a minha mãe se aperceber
 que o meu corpo já era pouco mais que esqueleto.

Só passado oito meses cheguei à conclusão
 que não gostarias de mim pelos meus 65 ou 35 kg
 e que se assim fosse não gostarias de facto de mim.

A minha mãe levou-me ao medico
 e depois fui encaminhada para o psicólogo,
 percebi finalmente quem eu realmente era,
descobri que tinha muito mais para dar do que pensava
 e o meu corpo nada tinha a ver com isso.

Inconscientemente tinha-me vendido ao espelho,
 tinha-me vendido a ti,
 a quem me olhava e nem me conseguia ver.


Rita Castela

Sem comentários: